Está acontecendo, entre 24 e 28 de maio, na cidade de Hiroshima, Japão, a 7ª Conferência Internacional de Educação, promovida a cada três anos pela IAMSCU - Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas, sob o tema “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos”. A Associação é uma entidade mundial metodista que congrega cerca de 800 universidades, faculdades e escolas espalhadas em mais de 80 países. O tema da Conferência é “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos” e são esperados em torno de 300 participantes de várias partes do mundo. A delegação da América Latina terá 13 participantes, entre os quais o brasileiro Almir de Souza Maia, presidente do Setor Sudeste da Associação dos Granberyenses. Paralelamente à Conferência, realiza-se o Encontro da Juventude, que tem previsão de mais de 100 participantes, também de vários continentes.
1. 1945 - Igreja Metodista (hoje reconstruída) na cidade devastada pela bomba atômica
2. Hiroshima hoje
A escolha de Hiroshima como sede da Conferência relaciona-se com a própria temática do evento, pois a cidade representa, mundialmente, a luta pela paz e solidariedade entre os povos. Ela enfrentou os efeitos da explosão da primeira bomba atômica, em 6 de agosto de 1945, por ocasião da 2ª Guerra Mundial. Em 2015 o mundo se prepara para lembrar os 70 anos desta tragédia que dizimou, de imediato, cerca de 80 mil pessoas, chegando, ao longo dos anos, a 200 mil mortes provocadas pela radiação atômica.
Os seminários tiveram como foco os temas “Direitos Humanos, Ética e Responsabilidade Social, Capelania”. No dia 24 de maio o ex-reitor da UNIMEP, Almir Maia, apresentou um seminário sobre “Políticas afirmativas e inclusão no negro na universidade brasileira”, na área destinada aos Direitos Humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário