Estimados amigos/as:
A tristeza da separação do irmão, amigo e companheiro ELIAS BOAVENTURA também nos dá esperança e nos estimula a caminhar seguindo o seu testemunho de vida e missão. Ele se foi, mas deixa marcas indeléveis de humildade, dignidade, humanidade e preocupação com o próximo, especialmente os excluídos em todas as dimensões. Uma legião de pessoas foram tocadas pela sua atenção e cuidado... Isso ficou demonstrado, mais uma vez, nesses dias e semanas de sua enfermidade. Como noticiado, ele veio a falecer no final da noite de sábado, 7 de janeiro. Seu corpo foi velado no domingo no Salão Nobre do Colégio Piracicabano/UNIMEP onde centenas de amigos/as compareceram para dele se despedir.
Às 15h30 aconteceu a celebração, organizada pela Pastoral Universitária e dirigida pelo Bispo Josué Adam Lazier, acompanhado das Pastoras Ana Glória Prates Gris da Silva, Ione da Silva e Pastor Nilson da Silva Junior. Durante a celebração um grupo de irmãos/ãs cantaram hinos preferidos pelo Prof. Elias. Participaram também os Bispos Paulo Ayres Mattos, Adriel de Souza Maia e Stanley da Silva Moraes. Usaram a palavra o Bispo Josué, que fez uma exposição da caminhada de vida do Prof. Elias, a Pastora Ana Glória e o Bispo Stanley Moraes, que falou em nome do Colégio Episcopal da Igreja Metodista. O Prof. Clovis P. de Castro, Reitor da UNIMEP, também fez um relato sobre sua trajetória acadêmica, a influência que o Prof. Elias teve nela e, ainda, sua relevante contribuição no contexto da educação metodista e as marcas que ele deixa na UNIMEP. A nossa Universidade, segundo o Reitor, tem o DNA do Prof. Boaventura. O Reitor comentou que o Prof. Elias, aos 74 de vida, já estava matriculado para realizar o seu Pós-Doutorado na UMESP.
A mensagem foi proferida pelo Bispo Paulo Ayres, que enfatizou a dimensão profética do Prof. Elias Boaventura, inspirando-se no profeta bíblico Elias: uma fala especial para o momento.
Na condição de representante da Associação dos Granberyenses, tive a oportunidade de registrar a relação forte do Prof. Elias com o Granbery, sua Alma Mater, onde estudou por seis anos. Mais tarde foi membro do Conselho Diretor e, em 1996, criou o Setor Sudeste da Associação dos Granberyenses em Piracicaba, que celebrou em 2010 seus 15 anos de existência.
Em agosto deste ano, por ocasião do Encontro do Setor Sudeste, o Granberyense Elias e a Sylvana receberam uma expressiva homenagem pelo trabalho e dedicação à "... essa Casa que o nome nos dá". Registrei em minha fala que o tema do Pós-Doutorado do Prof. Elias, referido pelo Reitor Clovis, seria o Granbery, mais uma prova da sua grande ligação com essa Casa. Ainda declarei que temos gravação de uma entrevista (25/10/1995) concedida pelo Prof. Elias Boaventura à Jornalista Beatriz Elias, na qual ele tratou de vários temas. Em sua homenagem resgato para vocês trechos de dois assuntos abordados por ele nesta, agora histórica, entrevista. 1. Sobre o Granbery: ele registrou que sua passagem pelo Granbery "foi excelente, grande momento, seis anos no Granbery foram ótimos, aprendi muito [...]". 2. Sobre a morte, quando se referia ao falecimento de sua mãe: "[...[ morrer é a coisa mais certa que todos nós temos, morrer é bom [...], é natural, a morte é libertação [...]".
Após a celebração no Salão Nobre nos dirigimos ao Cemitério Parque da Ressurreição para o adeus final ao corpo do Prof. Elias. A liturgia foi conduzida pelo Rev. Nilson. Muitos amigos/as estiveram presentes.
Pessoalmente, agradeço a Deus pelo privilégio de ter convivido com o Elias e ter aprendido com ele.
Por fim agradeço a todos/as que nos acompanharam nestas últimas semanas com o apoio e participando da corrente de oração. Há indicações de que teremos uma celebração, um Culto Memorial para resgatarmos mais um pouco da vida de nosso amigo Granberyense. Na coroa de flores a ele dedicada, fizemos a seguinte inscrição: ”Prof. Elias Boaventura, Granberyense imortal. Hom. da Associação dos Granberyenses”.
Grande abraço.
Almir Maia/Presidente do Setor Sudeste Paulista
Nenhum comentário:
Postar um comentário